Liberdade e Transporte, MaaS, Transporte

MaaS: mudando a maneira como você viaja

Os sistemas de transporte público digitalizados e integrados têm o potencial de facilitar o engarrafamento do tráfego e reduzir os tempos de viagem

As autoridades de transporte público buscam cada vez mais adotar tecnologias inovadoras para atender às expectativas dos usuários e permitir que os viajantes personalizem suas viagens.

Desde que o cartão de viagem Oyster foi lançado em 2003 pela Transport for London, os cartões bancários, smartphones e smartwatches sem contato agora podem ser usados ​​para pagar viagens na rede de transporte de Londres, e inúmeras horas foram salvas, já que os passageiros não precisam mais comprar fisicamente bilhetes.

Mas o potencial para as autoridades de todo o país modernizarem a rede de transporte público  além dos sistemas de multimodelos é enorme. Nos últimos dois anos, se locomover na capital da Finlândia, Helsinque, ficou muito mais fácil graças à introdução da plataforma de mobilidade como serviço (MaaS) Whim.

O MaaS é uma nova abordagem inovadora para o transporte

Criado como uma alternativa prática à propriedade de um carro, Whim oferece aos clientes um único aplicativo para smartphone, onde eles podem organizar viagens de ônibus, bicicletas públicas, trens, táxis e carros de aluguel, com o pagamento conforme o uso ou por assinatura. Opções convenientes de pagamento, emissão de bilhetes eletrônicos, planejamento de viagens e reservas são centrais para plataformas MaaS como o Whim, com esta nova solução que oferece aos viajantes flexibilidade irrestrita para escolher o modo de transporte mais adequado para sua jornada, tudo em uma plataforma intuitiva.

Andy Taylor, diretor de estratégia da Cubic Transportation Systems, empresa que fornece a tecnologia por trás do cartão Oyster de Londres, acredita que o início do MaaS deve mudar o futuro do transporte, desde que modernize a rede de transporte público

“A mobilidade inteligente tem o potencial de melhorar os sistemas de transporte em todo o mundo, e estamos vendo uma crescente conscientização de seu potencial na Europa com vários pilotos e implementações. A Aliança MaaS está fazendo um excelente trabalho de coordenação e promoção do MaaS, e as operadoras da região estão pensando em implementar programas MaaS ”, diz Taylor.

MaaS com uso inteligente de dados

No momento em que os dados são um dos ativos mais valiosos que as autoridades públicas e as empresas privadas possuem, uma plataforma única para todas as compras de viagens e o planejamento de viagens podem liberar insights poderosos sobre o comportamento dos passageiros para aperfeiçoar os níveis de demanda e oferta das redes de transporte.

“A mobilidade inteligente tem o potencial de melhorar os sistemas de transporte em todo o mundo”

Atualmente, poucas autoridades públicas em todo o mundo disponibilizam dados de transporte público em um formato padrão para o público, com o site de transporte City-Go-Round constatando que menos de 30% das mais de 1.000 agências de transporte público nos Estados Unidos têm dados abertos política.

Ao reunir os melhores elementos dos fornecedores de transporte público e privado, é possível obter um serviço verdadeiramente integrado e sob demanda para os passageiros, o que seria uma grande melhoria em muitas das atuais redes de transporte díspares. Atualmente, existem apenas demonstrações limitadas do mundo real das soluções MaaS, mas esses testes já provaram ser um forte passo em direção a um ecossistema de transporte mais centrado no usuário.

“Isso abrirá um precedente para que outras regiões do mundo notem e adotem modelos semelhantes. Cidades como Melbourne, Brisbane e Sydney têm seus planos estratégicos de longo prazo para o gerenciamento da rede de transporte em cidades bem definidas e o MaaS está incluído ”, explica Taylor.

Avança na tecnologia necessária para tornar o MaaS um sucesso

A conexão de métodos de transporte separados permitirá que os viajantes planejem viagens com informações completas sobre atrasos em potencial e selecionem rapidamente a rota mais apropriada, além de permitir que conceitos futuristas de transporte, incluindo carros como carros autônomos, sejam facilmente integrados em um ponto a ponto. sistema de transporte e de alguma forma tornar esse serviço à prova de futuro.

Mas é preciso mais do que apenas uma rede de transporte combinada para tornar o MaaS um sucesso prático. Forte cobertura 4G ,

o uso generalizado de smartphones e os processadores de pagamento sem dinheiro precisarão formar a base de qualquer sistema MaaS abrangente, além da capacidade dos passageiros de trocarem entre nós de transporte, com essa visão exigindo a colaboração de diversas partes interessadas, o que pode ser difícil de realizar.

O Reino Unido também está vendo o início da inovação em MaaS quando o aplicativo de mobilidade Whim de Helsinque foi lançado em West Midlands no ano passado. Os assinantes de capricho em Birmingham podem pagar £ 99 por mês para viagens ilimitadas em transporte público ou £ 349 para uso ilimitado de transporte público, táxis, bicicletas e aluguel de carro, com a empresa atualmente procurando os seus 500 primeiros usuários a se inscrever.

A base de usuários é pequena, mas cresce 

Está claro que a base de usuários das soluções MaaS ainda é pequena em comparação com os serviços de transporte tradicionais, mas o crescente número de projetos piloto de MaaS indica que o setor está se aproximando de um ponto de inflexão, com a consultoria ABI Research esperando que as receitas globais de MaaS atinjam US $ 1 trilhão até 2030.

Desde o aplicativo Qixxit, com sede na Alemanha, que mostra aos viajantes as melhores rotas de voo, ônibus e trem, e permite que eles comprem no aplicativo, até o aplicativo Beeline, em Cingapura, oferecendo um serviço de transporte de crowdsourcing, onde os viajantes podem criar novas rotas de ônibus exigindo-lhes inovações emocionantes. o transporte do setor público está acontecendo agora.

As cidades inteligentes exigem uma infraestrutura de transporte igualmente inteligente  e, com as Nações Unidas estimando que 66% da população global viverá nas cidades até 2015, o MaaS promete enfrentar os desafios da rápida urbanização.

“Ainda há um caminho a percorrer para a implantação completa do MaaS, mas a idéia de uma maneira mais simplificada e econômica de viajar pelas cidades será o catalisador para sua adoção mais rápida”, conclui Taylor.