Liberdade e Transporte

O Paradoxo do Sistema de Transportes: Queremos inovações disruptivas mas não queremos mudar

Este texto tem como propósito fazer uma breve discussão sobre uma situação que vem afligindo muitos corporações e pessoas neste momento de crise: eles sabem que necessitam mudar drasticamente (inovação disruptiva) mas por outro lado tem medo da mudança pois estão acomodados com a situação atual.

Mas o que é um paradoxo?

 Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Wikpedia

E o que é Inovação Disruptiva?

Inovação disruptiva é o fenômeno pelo qual uma inovação transforma um mercado ou setor existente através da introdução de simplicidade, conveniência e acessibilidade em empresas onde a complicação e o alto custo são o status quo.

Atualmente o sistema de transportes vem sofrendo uma concorrência ferrenha de aplicativos P2P (como Uber) que consegue entregar serviços melhores a preços acessíveis gerando assim valor aos clientes. Já o transporte público é visto pelos seus usuários como um serviço ruim com preços elevados. Então frente a isto algo precisa ser feito. Mas o que? E qual o motivo de não ser feito?

Atualmente o setor de transporte parece estar mais preocupado em receber apoio estatal, isto é, mais intervenção. Pode até ser que no primeiro momento seja a solução pois poderão entrar mais subsídios e desonerações o que gera mais receitas ao sistema.

Mas esta maior intervenção tem seu preço, pois quanto mais o estado participa mais o sistema tende a tornar-se rígido e improdutivo, as decisões passam a ser mais políticas do que técnico e então ao longo prazo o sistema voltará a ser percebido como caro e ruim, uma vez que o principal cliente é o poder público e não o usuário do serviço

Em suma: toda vez que os problemas do transporte são passados ao Estado, na forma das seguintes expressões:  “direito ao transporte” ou “democratização da via pública”, ou ainda “combate à clandestinidade”, estamos colocando todo o sistema em lado oposto a criatividade e inovação. Esta disputa é injusta pois ignora todos os processos inventivos que possibilitaram o nascimento do próprio transporte urbano moderno.

Vale lembrar que as carruagens e os cavalos já foram conhecidos como o mais eficiente meio de transporte dos grandes centros urbanos há pouco mais de um século. E foram substituídos por uma inovação tecnológica capaz de otimizar o custo, o tempo e as externalidades ambientais: o veículo automotor. A economia colaborativa do Uber é um upgrade aqui, uma nova forma de se relacionar com um mercado complexo e pujante, e de solucionar grandes problemas.

Então o recado que quero compartilhar é que enquanto o transporte público for enclausurado a um contrato e submisso ao Estado é impossível que dele surja uma inovação disruptiva. E não vai adianta lutar contra o Uber, ou outros aplicativas “clandestinos”. E no fim, mesmo com as conquistas políticas e com as regulações, o usuário irá dar um cartão vermelho para este modelo de negócio. Por enquanto recebemos só o primeiro cartão amarelo.

Paradoxo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo

O que é inovação disruptiva? http://blog.mjv.com.br/ideias/o-que-e-inovacao-disruptiva

Não adianta lutar contra o Uber, taxista. Você já perdeu essa https://spotniks.com/nao-adianta-lutar-contra-o-uber-taxista-voce-ja-perdeu-essa/

Reflexões sobre o Transporte Público: monopólio e livre mercado http://www.transportelibertario.com/?p=32